Grupo Pedras Vivas - Terceira Idade da Igreja Batista Itacuruçá

Seja bem vindo ao nosso blog, aqui vc encontrará informações, poesias, mensagens. Participe do nosso grupo.















quinta-feira, 21 de abril de 2011

Prioridades

Prioridades

A avaliação dos programas direcionados às pessoas idosas deve ter mente, ao lado de outros critérios, o perfil da população idosa no Brasil, os segmentos dessa população alcançados por diferentes tipos de programa e a qualidade da oferta em cada caso. 
 
Podemos reconhecer três segmentos principais na população idosa: idosos vulneráveis (que necessitam de cuidado e/ou proteção especial, em face do seu grau de fragilidade), idosos saudáveis (que, embora não evidenciem vulnerabilidade física ou mental, necessitam de oportunidades que favoreçam a manutenção da vida ativa e da convivência comunitária) e idosos empreendedores (que necessitam de oportunidade e apoio para exercitar suas capacidades produtivas no mundo do trabalho ou seu protagonismo e criatividade no campo sócio-cultural).

Nos últimos anos, multiplicou-se no Brasil a criação de centros de convivência para idosos: espaços e instituições que atendem especialmente ao segundo segmento apontado – os idosos saudáveis.
 
Para os outros dois segmentos – idosos vulneráveis e idosos empreendedores – há grande carência de programas qualificados e inovadores.
 
Em relação ao primeiro desses dois segmentos – idosos vulneráveis – o IPEA realiza, desde 2006, em cinco regiões brasileiras, a pesquisa "Condições de Funcionamento e Infra-Estrutura das Instituições de Longa Permanência no Brasil", cujo objetivo é elaborar um retrato do funcionamento dessas instituições e das condições de vida (em geral percebidas como precárias) dos idosos nelas residentes. A pesquisa deverá trazer subsídios para a proposição de um modelo de funcionamento dessas entidades que seja capaz de oferecer uma melhor qualidade de serviços à população idosa vulnerável. 
 
Em relação ao segmento dos idosos empreendedores, há grande carência de programas estruturados para mobilizar o potencial de trabalho e a criatividade da população idosa, seja para a criação de melhores condições de auto-sustentação dessa população, seja como recurso importante para o desenvolvimento socioeconômico e cultural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário