Grupo Pedras Vivas - Terceira Idade da Igreja Batista Itacuruçá

Seja bem vindo ao nosso blog, aqui vc encontrará informações, poesias, mensagens. Participe do nosso grupo.















sábado, 2 de abril de 2016

O asilo dos meus sonhos


Lendo um texto com esse título comecei a pensar. E aí me lembro que o termo eticamente correto é Instituição de Longa Permanência.  Mas eu darei o nome de Lar, porque é onde grande maioria, nos sentimos bem, em nosso lar.
Um lugar com alma, cheiro de casa, colorida. Flores nas janelas, cortinas brancas, tudo muito aberto para deixar o sol entrar. Há,, e a sala de refeição, colorida, com toalhas verdes, vermelhas, e um cheirinho gostoso vindo de lá, como um convite a nos sentar , almoçar e conversar como uma família.
E olha que hoje em dias nem as famílias estão fazendo isso.
O jardim com árvores que deem sombra e haja bancos para nos sentar ao final do dia, e trocar dois dedos de prosa, ou apenas ler um livro, olhar a natureza. E também, quem pudesse iria fazer um curso de jardinagem, e cuidar desse lindo jardim.
Porque num lar nós também fazemos algo, dentro de nossas possibilidades físicas. Uma casa onde a música fosse constante, hinos, cânticos, canções antigas. Nosso quarto cuidado com muito amor, nossas coisas que traríamos de nossas casas, e outras que iríamos acrescentando dando ao lugar um jeitinho nosso.  Sim, claro que teríamos nossas horas de descanso, aquele soninho da tarde. 
Ah sim,,, claro que tem pessoas nesse lar, que não poderiam fazer quase nada, mas poderíamos ao final do dia, contar histórias e cantar músicas para estes, fazendo com que também pudessem sorrir conosco e relembrar velhas histórias e canções.
Teríamos durante o dia uma contínua comunhão com o nosso Deus, desde o abrir dos olhos, em nossa meditação individual, depois no café, com oração e louvor, no final da tarde, vendo o por do sol, ou a chuva cair no jardim, cantaríamos hinos de gratidão por nossa vida, e por tudo o que Deus criou, e pela vinda de seu filho Jesus, para nossa salvação.
Teríamos cursos, porque nossa criatividade, apesar da idade, não acabou e podemos aprender enquanto vivermos, passeios, saraus, enfim,,vida,,,vida,,vida.
Claro que temos de seguir as recomendações dos geriatras,nutricionistas, fisioterapeutas, porque queremos viver até o final de nossa vida com qualidade, aceitando as limitações mas usufruindo daquilo que pudermos.
As crianças, adolescentes e jovens sempre seriam bem vindos, pois podemos contar histórias para eles, e até ensinarmos algumas coisas, e eles também podem nos dar carinho, atenção e nos ensinar coisas.
Ah,,,Nossos filhos , família,,, nós os amamos, e sabemos que muitas vezes erramos, às vezes porque repetimos a criação e erros de nossos pais, às vezes porque não soubemos amar, outras por amar demais.  Mas nosso coração está aberto a recebê-los sempre, e as portas desse lar estarão sempre abertas para recebê-los seja em que hora for, e nosso pedido de perdão, e nosso carinho também.
Se estivermos com Alzheimer, não esqueçam que em alguns momentos temos lucidez, cuidado com o que falam perto de nós, estamos doentes, mas não somos a doença.  Temos ainda sentimentos, e algumas lembranças me vem a cabeça, por isso cantem canções antigas, me lembrem de fatos antigos pois certamente eu irei rir para você, e até cantarei.

enfim,,,, é um sonho,,,,mas custa tão pouco se transformar em realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário