Grupo Pedras Vivas - Terceira Idade da Igreja Batista Itacuruçá
Seja bem vindo ao nosso blog, aqui vc encontrará informações, poesias, mensagens. Participe do nosso grupo.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
Grupo Pedras Vivas - Grupo de terceira idade da Igreja Batista Itacuruçá . Nossas atividades são abertas a membros ou não membros da igreja, nossas programações culturais e viagens abertas a comunidade, a todos de todas as idades.
Comemoração do dia dos avós - 23/07 - Chá dos avós - 15h30 - apresentação do teatro dos adolescentes
Programações culturais - Música e Poesia -
Próximos eventos -
dia 03/09 - 18horas Cia Canto.Brasil, seus componentes são cantores de voz lírica; e o Coro Feminino de Câmara
. Dia 17/09 - 18horas - Coral das Associações da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro
Passeio e Viagens -
08/07 - Visita ao Museu do Amanhã e a Exposição de Orquídeas no Museu da República. saída ás 8h30 e retorno às 17h30
21/07 - Visita ao Centro de Tradições Nordestinas - São Cristóvão. - saída às 11horas.
20 a 21/08 - Intercâmbio com a PIB de Rio das Ostras - Saída da Igreja dia 20/08 às 7horas e retorno após o almoço do dia 21/0817 a 20 /10 - Atibaia - Estância Palavra da Vida - São Paulo
18 a 20/11 - São Lourenço - MG
O cuidado com você é a marca do nosso projeto independentemente da idade. Nossos passeios e viagens geralmente envolvem atividades recreativas e culturais. Venha conosco! Incentive seus pais, avós, tios, amigos e conhecidos a viajar. Inscrições abertas - os passeios são realizados com o mínimo de 30 pessoas inscritas.
sexta-feira, 27 de maio de 2016
Atividades Abertas a todos, membros ou não da Igreja Batista Itacuruçá - Todos são bem vindos
Informações: Pr.Alcenir (33449701)
Margaret
(33449715/984123491)
Nossa página no facebook - https://www.facebook.com/pedrasvivasigreja/?fref=ts
03/06
– sexta feira – 15horas – culto dos Pedras Vivas – Aniversariantes do
Trimestre-(Abril, Maio e Junho)
Tema:
Substitua sua atitude de reclamação pela atitude de gratidão.
18/06
– sábado – 16horas – Mesa de Debates
Psicólogo
e Gerontólogo - Wallace Hetmanek (Unati/Uerj); Nutricionista Tainah Canario;
Assistente Social Kamille Sete; Fisioterapeuta Rubens Guimarães –
Mediadora : Psicóloga e Psicopedagoga Cláudia
Tavares de Oliveira
Meus
Pais envelheceram, e agora?
De
heróis a quase filhos: fragilidades de nossos pais, nossas fragilidades
É
nossa vez de cuidar de quem cuidou de nós, mas será que são como filhos que
eles gostariam de ser vistos por nós? Será que gostaríamos de ser tratados como
filhos dos nossos filhos?
08/07
– sexta feira – 9horas
Visita
Guiada ao Museu do Amanhã – Exposição Santos Dumont Poeta Voador.
Após
a visita iremos almoçar no Pavilhão de São Cristóvão – Feira Nordestina.
23/07
– sábado – 15horas
Festa
do dia dos Avós - Participação teatro
dos adolescentes.
Coral
Rutter – nosso coral de terceira idade ensaia todos os sábados 15horas.
Aberto
a membros e não membros -
Visa
proporcionar um contato com a prática coral, bem como a educação musical de
seus integrantes, além de ser um momento de socialização e lazer
Oficina
de Inclusão Digital – sextas feiras – 16h30
Próximas
Viagens/ Passeios
Dia
20 e 21 de agosto – Intercâmbio a Pib de Rio das Ostras
Sairemos
dia 20/08, 7horas e retornaremos após almoço de domingo 21/08.
(Rio
das Ostras RJ)
Dia
17 a 20/10 - Estância Palavra da Vida –
Atibaia SP
A
programação básica deste evento é:
Passeios
Evangelísticos,
Encontros
com grupos não evangélicos,
Noites
especiais
Dia
18 a 20 /11 – São Lourenço – Hotel Guanabara
Conectados
– Intercâmbio de Terceira Idade.
quarta-feira, 6 de abril de 2016
sábado, 2 de abril de 2016
O asilo dos meus sonhos
Lendo um texto com esse título comecei a pensar. E aí me lembro que o termo eticamente correto é Instituição de Longa Permanência. Mas eu darei o nome de Lar, porque é onde grande maioria, nos sentimos bem, em nosso lar.
Um lugar com alma, cheiro de casa, colorida. Flores nas janelas, cortinas brancas, tudo muito aberto para deixar o sol entrar. Há,, e a sala de refeição, colorida, com toalhas verdes, vermelhas, e um cheirinho gostoso vindo de lá, como um convite a nos sentar , almoçar e conversar como uma família.
E olha que hoje em dias nem as famílias estão fazendo isso.
O jardim com árvores que deem sombra e haja bancos para nos sentar ao final do dia, e trocar dois dedos de prosa, ou apenas ler um livro, olhar a natureza. E também, quem pudesse iria fazer um curso de jardinagem, e cuidar desse lindo jardim.
Porque num lar nós também fazemos algo, dentro de nossas possibilidades físicas. Uma casa onde a música fosse constante, hinos, cânticos, canções antigas. Nosso quarto cuidado com muito amor, nossas coisas que traríamos de nossas casas, e outras que iríamos acrescentando dando ao lugar um jeitinho nosso. Sim, claro que teríamos nossas horas de descanso, aquele soninho da tarde.
Ah sim,,, claro que tem pessoas nesse lar, que não poderiam fazer quase nada, mas poderíamos ao final do dia, contar histórias e cantar músicas para estes, fazendo com que também pudessem sorrir conosco e relembrar velhas histórias e canções.
Teríamos durante o dia uma contínua comunhão com o nosso Deus, desde o abrir dos olhos, em nossa meditação individual, depois no café, com oração e louvor, no final da tarde, vendo o por do sol, ou a chuva cair no jardim, cantaríamos hinos de gratidão por nossa vida, e por tudo o que Deus criou, e pela vinda de seu filho Jesus, para nossa salvação.
Teríamos cursos, porque nossa criatividade, apesar da idade, não acabou e podemos aprender enquanto vivermos, passeios, saraus, enfim,,vida,,,vida,,vida.
Claro que temos de seguir as recomendações dos geriatras,nutricionistas, fisioterapeutas, porque queremos viver até o final de nossa vida com qualidade, aceitando as limitações mas usufruindo daquilo que pudermos.
As crianças, adolescentes e jovens sempre seriam bem vindos, pois podemos contar histórias para eles, e até ensinarmos algumas coisas, e eles também podem nos dar carinho, atenção e nos ensinar coisas.
Ah,,,Nossos filhos , família,,, nós os amamos, e sabemos que muitas vezes erramos, às vezes porque repetimos a criação e erros de nossos pais, às vezes porque não soubemos amar, outras por amar demais. Mas nosso coração está aberto a recebê-los sempre, e as portas desse lar estarão sempre abertas para recebê-los seja em que hora for, e nosso pedido de perdão, e nosso carinho também.
Se estivermos com Alzheimer, não esqueçam que em alguns momentos temos lucidez, cuidado com o que falam perto de nós, estamos doentes, mas não somos a doença. Temos ainda sentimentos, e algumas lembranças me vem a cabeça, por isso cantem canções antigas, me lembrem de fatos antigos pois certamente eu irei rir para você, e até cantarei.
enfim,,,, é um sonho,,,,mas custa tão pouco se transformar em realidade.
quarta-feira, 30 de março de 2016
9 formas de diferenciar o Alzheimer do envelhecimento
0
Alguns sintomas que pensamos serem sinais do Alzheimer, podem não passar de declínios comuns do envelhecimento. A perda de algumas funções cognitivas e capacidade de orientação de tempo e espaço são mais comuns na terceira idade do que podemos imaginar. Então, qual a melhor forma de diferenciar os sinais do Alzheimer dos sinais da velhice?
Confira a seguir!
1- Perda de memória
Esquecer informações recentes é um dos primeiros sinais do Alzheimer, mas também é comum na terceira idade. A diferença está na frequência com que isso acontece. Se a pessoa vem esquecendo sempre das coisas e não consegue se lembrar de assuntos conversados recentemente, fique de olho, esse é um sinal do Alzheimer.
2- Dificuldade para realizar atividades
A diferença aqui está na realização das atividades. É normal esquecer ocasionalmente o que você ia dizer ou fazer, mas se o idoso tiver grandes dificuldades em terminar uma tarefa simples, como cozinhar um arroz (porque não se lembra de como é o seu preparo), ou como utilizar o telefone, por exemplo, fique de olho: pode ser o início dos sintomas do Alzheimer.
3- Esquecimentos
Pessoas que possuem Alzheimer não se esquecem somente de um nome ou palavra, elas podem se esquecer do lugar onde estão e como fizeram para chegar até ali, assim como também é comum que esqueçam o caminho de volta para casa
4- Raciocínio confuso
Outra característica do Alzheimer é o raciocínio confuso e a falta de julgamento. É comum que doentes de Alzheimer se vistam inapropriadamente em algumas situações, como usar roupas de verão no inverno – e vice-versa.
5- Pensamentos abstratos
Pessoas com Alzheimer também têm grande dificuldade em completar seu raciocínio, como esquecer a forma de se concluir uma conta, por exemplo. Porém, não conseguir resolver ou decifrar algumas fórmulas de matemática é normal.
6- Confundir os lugares
É comum que pessoas com Alzheimer confundam os lugares habituais dos objetos, como guardar o detergente na geladeira, por exemplo. Já esquecer ocasionalmente onde você deixou o celular ou as chaves do carro, é normal.
7- Mudanças de humor
Outra característica da doença são as constantes mudanças de humor e comportamento. Essas mudanças são sempre muito rápidas e intensas (e sem motivo aparente), desencadeando ataques de riso ou de choro. É comum que a personalidade da pessoa que possui Alzheimer mude drasticamente, tornando-se confusa, desconfiada e dependente de familiares. As mudanças de personalidade também acontecem em idosos que não possuem Alzheimer, mas estas são bem brandas.
8 – Desinteresse por algumas atividades
É comum que pessoas com Alzheimer percam o interesse em algumas atividades, tornando-se totalmente passivas. Dormir mais que o habitual e perder a disposição para tarefas usuais são sinais do Alzheimer.
9- Dificuldades na fala
Também é comum que o doente de Alzheimer esqueça algumas palavras comuns e seus significados, ou não consiga pronunciá-las. Ao invés de perguntar “onde está a caneta”, o idoso diz “onde está o objeto de escrever”.
Fonte: CONAZ
Tecnologia em prol da saúde: Óculos com identificador podem ajudar doentes de Alzheimer no reconhecimento de pessoas
O projeto desenvolvido pela Universidade de Singapura promete trazer qualidade e mais segurança para a vida das pessoas que possuem alguma demência ou déficit de memória.
Os óculos vão funcionar como uma espécie de “reconhecedor”, que irá fazer uma leitura das pessoas e lugares que estão à volta, repassando ao doente as informações. O aparelho também vai ajudar na realização das tarefas, através de informações que serão passadas para quem o estiver usando, como lembrar o doente de tomar o remédio na hora certa.
As pesquisas vêm sendo feitas em colaboração com hospitais e clínicas especializadas em pacientes com demência, conta Lim Joo Hwee, um dos responsáveis pelo projeto. Ainda não há data para que os óculos estejam disponíveis no mercado.
(http://conaz.com.br/portal/oculos-com-identificador-podem-ajudar-doentes-de-alzheimer-no-reconhecimento-de-pessoas/)
terça-feira, 29 de março de 2016
Passeio a Tiradentes, São João Del Rei, e Resende Costa- 09/06 a 12/06
Saída da Igreja Batista Itacuruçá - Tijuca - Praça Barão de Corumbá 49 - às 8horas
Saída da Igreja Batista Itacuruçá - Tijuca - Praça Barão de Corumbá 49 - às 8horas
Saída
quinta feira 8h e retorno no domingo após o café da manhã.
Hospedagem na Pousada Mãe d’Água ( olho d’água que nasce nas
serras de minas) – que fica bem no centro de Tiradentes.
ônibus
turismo, hospedagem com café da manhã e almoço, passeios incluídos
no valor. A cidade de Tiradentes, de todas as cidades históricas,
de Minas Gerais, é a mais romântica. Tiradentes: boa comida e boas
compras – Segunda cidade com mais restaurantes estrelados em Minas
Gerais – perdendo apenas para Belo Horizonte -, Tiradentes tem na
gastronomia um trunfo tão forte quanto seu artesanato. A grande
bossa da cidade é curtir um clima de interior ao sabor de uma
gastronomia global. Afora a boa comida, Tiradentes tem duas atrações
indispensáveis: suas construções históricas e seu artesanato.
São
João Del Rei - Embora ofuscada pela vizinha Tiradentes, a cidade
impressiona com um centro histórico bem conservado, iluminado por
postes em forma de lampiões. No quesito compras, o forte de São
João del Rey são as peças em estanho e esculturas feitos em
madeira de demolição.
Resende
Costa - cidade histórica do Circuito do Ouro e, hoje, capital do
artesanato têxtil em tear manual em Minas Gerais. A natureza também
presenteia os visitantes com mirantes e cachoeiras.
segunda-feira, 28 de março de 2016
2016 Grupo Pedras Vivas - Grupo de Terceira Idade - Igreja Batista Itacuruçá Tijuca.
Ministério da Amizade – Ano Jubileu de Cristal – 15 anos
Texto Bíblico do ano - Salmo 118: 21-25
“...A pedra que os pedreiros rejeitaram é agora a principal! Isso é a obra do Eterno. Nós esfregamos os olhos, custando a crer nisso! Este é o dia em que o Eterno agiu – vamos celebrar e ser festivos! Salvação agora! Sim, ó Eterno, uma vida livre e plena.” (Bíblia – A mensagem)
Ministério da Amizade – Ano Jubileu de Cristal – 15 anos
Texto Bíblico do ano - Salmo 118: 21-25
“...A pedra que os pedreiros rejeitaram é agora a principal! Isso é a obra do Eterno. Nós esfregamos os olhos, custando a crer nisso! Este é o dia em que o Eterno agiu – vamos celebrar e ser festivos! Salvação agora! Sim, ó Eterno, uma vida livre e plena.” (Bíblia – A mensagem)
Os idosos são a base da história da Igreja Batista Itacuruçá, e carregam um importante papel de alicerce e exemplos, e por isso merecem um lugar de destaque e prioridade. Nesses 15 anos de existência várias pessoas tiveram papel importante na história do grupo, e é com muito carinho que relembramos o casal que começou o trabalho, Pr. Ronald Rutter e Ana Rutter, e a vice coordenadora irmã Alcaly Andrade.
Nossas atividades são abertas a todos, membros e não membros da igreja, nossos passeios e viagens abertos a todos de todas as idades. Temos palestras, cursos, atividades físicas, oficina da memória, cultos, passeios e viagens.
Nossas atividades são abertas a todos, membros e não membros da igreja, nossos passeios e viagens abertos a todos de todas as idades. Temos palestras, cursos, atividades físicas, oficina da memória, cultos, passeios e viagens.
Nossa agenda deste ano de atividades:
08/04 – sexta feira – 15horas – Sala da MCA
Projeto de inclusão digital - Velho? Quem? Conectividade em qualquer idade. Como usar celular e tablets, aplicativos e usar as redes sociais para ficar conectado com a família e amigos.
16/04 – sábado – 15horas – Salão Allen
Festa dos 15 anos dos Pedras Vivas - Festa temática anos 50 – Na era de Elvis – Presença do Pr. Wagner Mansur no comando da música, numa viagem pelo tempo.
17/04 – domingo 17h30 – Culto de Agradecimento pelos 15 anos dos Pedras Vivas
Agradecendo ao Senhor, pela trajetória do grupo Pedras Vivas, e pedir a Ele que continue nos orientando. Presença do Coral Rutter, e de Ely Raulino, Bandolim para a Glória de Deus.
08/04 – sexta feira – 15horas – Sala da MCA
Projeto de inclusão digital - Velho? Quem? Conectividade em qualquer idade. Como usar celular e tablets, aplicativos e usar as redes sociais para ficar conectado com a família e amigos.
16/04 – sábado – 15horas – Salão Allen
Festa dos 15 anos dos Pedras Vivas - Festa temática anos 50 – Na era de Elvis – Presença do Pr. Wagner Mansur no comando da música, numa viagem pelo tempo.
17/04 – domingo 17h30 – Culto de Agradecimento pelos 15 anos dos Pedras Vivas
Agradecendo ao Senhor, pela trajetória do grupo Pedras Vivas, e pedir a Ele que continue nos orientando. Presença do Coral Rutter, e de Ely Raulino, Bandolim para a Glória de Deus.
30/04 – sábado – 14h30 – Visita teatralizada ao Antigo Palácio da Justiça
O passeio, que integra o programa ‘Por dentro do Palácio’, é uma iniciativa do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio). Chance de conhecer um pouco da história, dos ritos do Judiciário, das leis e do Direito, além de refletir sobre a importância do sentimento de Justiça na construção de uma sociedade fraterna e igualitária
06/05 – sexta feira – 16horas – Um piano ao cair da tarde – Pianista Adriano Souza
membro de nossa igreja.
Tocou com a Rio Jazz Orquestra e a Orquestra do Maestro Cipó. Em 2014, dirigiu e tocou no CD 'Reencontro' do cantor carioca Thiago Holanda, ao lado dos músicos Rafael Barata (bateria), Guto Wirtti (contrabaixo) e José Arimatéa (trompete), e com a participação especial dos cantores Ron Kenoly (EUA), Alex Campos (COL), Danilo Montero (CRC), Coalo Zamorano (MEX), Carlinhos Félix (BRA) e Bianca Toledo (BRA). O CD foi lançado em 1º de março de 2015, no aniversário de 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro e foi indicado para concorrer na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã em Português do Grammy Latino de 2015.
Nossas viagens :
09 a 12 de Junho – Tiradentes , São João del Rei e Resende Costa
Saída quinta feira 8h e retorno no domingo após o café da manhã. Hospedagem na Pousada Mãe d’Água ( olho d’água que nasce nas serras de minas) – que fica bem no centro de Tiradentes.
ônibus turismo, hospedagem com café da manhã e almoço, passeios incluídos no valor. A cidade de Tiradentes, de todas as cidades históricas, de Minas Gerais, é a mais romântica. Tiradentes: boa comida e boas compras – Segunda cidade com mais restaurantes estrelados em Minas Gerais – perdendo apenas para Belo Horizonte -, Tiradentes tem na gastronomia um trunfo tão forte quanto seu artesanato. A grande bossa da cidade é curtir um clima de interior ao sabor de uma gastronomia global. Afora a boa comida, Tiradentes tem duas atrações indispensáveis: suas construções históricas e seu artesanato.
São João Del Rei - Embora ofuscada pela vizinha Tiradentes, a cidade impressiona com um centro histórico bem conservado, iluminado por postes em forma de lampiões. No quesito compras, o forte de São João del Rey são as peças em estanho e esculturas feitas em madeira de demolição.
Resende Costa - cidade histórica do Circuito do Ouro e, hoje, capital do artesanato têxtil em tear manual em Minas Gerais. A natureza também presenteia os visitantes com mirantes e cachoeiras.
O passeio, que integra o programa ‘Por dentro do Palácio’, é uma iniciativa do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio). Chance de conhecer um pouco da história, dos ritos do Judiciário, das leis e do Direito, além de refletir sobre a importância do sentimento de Justiça na construção de uma sociedade fraterna e igualitária
06/05 – sexta feira – 16horas – Um piano ao cair da tarde – Pianista Adriano Souza
membro de nossa igreja.
Tocou com a Rio Jazz Orquestra e a Orquestra do Maestro Cipó. Em 2014, dirigiu e tocou no CD 'Reencontro' do cantor carioca Thiago Holanda, ao lado dos músicos Rafael Barata (bateria), Guto Wirtti (contrabaixo) e José Arimatéa (trompete), e com a participação especial dos cantores Ron Kenoly (EUA), Alex Campos (COL), Danilo Montero (CRC), Coalo Zamorano (MEX), Carlinhos Félix (BRA) e Bianca Toledo (BRA). O CD foi lançado em 1º de março de 2015, no aniversário de 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro e foi indicado para concorrer na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã em Português do Grammy Latino de 2015.
Nossas viagens :
09 a 12 de Junho – Tiradentes , São João del Rei e Resende Costa
Saída quinta feira 8h e retorno no domingo após o café da manhã. Hospedagem na Pousada Mãe d’Água ( olho d’água que nasce nas serras de minas) – que fica bem no centro de Tiradentes.
ônibus turismo, hospedagem com café da manhã e almoço, passeios incluídos no valor. A cidade de Tiradentes, de todas as cidades históricas, de Minas Gerais, é a mais romântica. Tiradentes: boa comida e boas compras – Segunda cidade com mais restaurantes estrelados em Minas Gerais – perdendo apenas para Belo Horizonte -, Tiradentes tem na gastronomia um trunfo tão forte quanto seu artesanato. A grande bossa da cidade é curtir um clima de interior ao sabor de uma gastronomia global. Afora a boa comida, Tiradentes tem duas atrações indispensáveis: suas construções históricas e seu artesanato.
São João Del Rei - Embora ofuscada pela vizinha Tiradentes, a cidade impressiona com um centro histórico bem conservado, iluminado por postes em forma de lampiões. No quesito compras, o forte de São João del Rey são as peças em estanho e esculturas feitas em madeira de demolição.
Resende Costa - cidade histórica do Circuito do Ouro e, hoje, capital do artesanato têxtil em tear manual em Minas Gerais. A natureza também presenteia os visitantes com mirantes e cachoeiras.
Valores :
R$1040,00 a vista – duplo ou casal - ou parcelado em 4 vezes, primeira parcela até dia 03/04, e última parcela até dia 09/06. (preço individual)
R$1000,00 a vista - Triplos: 04 x R$ 250,00, valor individual; primeira parcela até dia 03/04 e última parcela até dia 09/06.
R$1040,00 a vista – duplo ou casal - ou parcelado em 4 vezes, primeira parcela até dia 03/04, e última parcela até dia 09/06. (preço individual)
R$1000,00 a vista - Triplos: 04 x R$ 250,00, valor individual; primeira parcela até dia 03/04 e última parcela até dia 09/06.
Teremos viagens a Atibaia São Paulo – já estamos com as fichas para inscrição na Estância Palavra da Vida – número mínimo de pessoas para a caravana 30 . Outubro 2016
Conectados – São Lourenço – Hotel Guanabara. - Já estamos com as fichas para inscrição –
Número mínimo de pessoas para a caravana 30 – Novembro 2016
Conectados – São Lourenço – Hotel Guanabara. - Já estamos com as fichas para inscrição –
Número mínimo de pessoas para a caravana 30 – Novembro 2016
Assinar:
Postagens (Atom)