Grupo Pedras Vivas - Terceira Idade da Igreja Batista Itacuruçá

Seja bem vindo ao nosso blog, aqui vc encontrará informações, poesias, mensagens. Participe do nosso grupo.















domingo, 15 de maio de 2011

Alimentação e Qualidade de vida

Na terceira idade o organismo humano diminui a capacidade de regular a própria temperatura. Por isso, as trocas de calor, que normalmente levam o sangue para todas as partes do corpo e aquecem os tecidos, ficam prejudicadas, fazendo com que os idosos sintam mais frio do que os jovens. Esta alteração no sistema circulatório faz com que seja imprescindível o idoso estar sempre aquecido e agasalhado, principalmente por causa da oxigenação nas extremidades. Este é o primeiro alerta de Clóvis Cechinel, geriatra do Frischmann Aisengart/DASA, sobre os cuidados que devem ser tomados com a terceira idade no inverno.
A alimentação na 3ª idade deve se adequar as condições orgânicas de cada indivíduo. Ela deve ser muito rica em elementos vitais (vitaminas, minerais, enzimas, fibras) e pobre em produtos refinados (arroz branco, pão francês e outros pães à base de farinha branca, macarrão comum e biscoitos). 

Excesso de medicamentos, de café e de produtos à base de farinha branca leva ao cansaço orgânico e a uma desnutrição não aparente.


Os idosos também precisam de suplementos vitamínicos para restabelecer os sistemas imunológico, circulatório e também para fortalecer a absorção de nutrientes. Mas tudo isso deve ser feito com orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário