Grupo Pedras Vivas - Terceira Idade da Igreja Batista Itacuruçá

Seja bem vindo ao nosso blog, aqui vc encontrará informações, poesias, mensagens. Participe do nosso grupo.















quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Novamente entendendo porque o grupo de terceira idade da Igreja Batista Itacuruçá se chama Pedras Vivas 


Nos últimos anos como missionários na África, na igreja inglesa que faziam parte, o Pr. Ronald Rutter e sua esposa, Ana Rutter, foram encarregados do ministério para idosos da igreja local. Enquanto na época, pensava sobre um nome para o grupo, ao ler o texto de 2 Pedro 2, teve a inspiração do Senhor e lhe veio o nome de Livingstones que significa em português Pedras Vivas.  Livingston significa   rocha, stone signfica  pedra e living significa viva.
No texto apresentado Jesus é a Pedra Viva, e  somos também  "pedras vivas". Como missionários , eles olharam para o grande missionário inglês na África, chamado David Livingstone, que  percorreu 48 mil quilômetros em terras africanas. Numa aventura de mais de 15 anos, atravessou duas vezes o deserto de Kalahari, navegou o rio Zambeze de Angola até Moçambique, procurou as fontes do Nilo, descobriu as cataratas Vitória e foi o primeiro europeu a atravessar o lago Tanganica. Cruzou Uganda, a Tanzânia e o Quênia. Andava a pé, em carros de boi e em canoas. Nas aldeias, tratava dos doentes, conquistando assim a amizade dos nativos.
Como pensavam em um grupo de terceira idade que tivesse esta visão missionária, nada mais justo que dessem este nome , e ainda porque na terceira  idade, com a força, vitalidade ainda apresentada, ainda somos pedras vivas nas mãos do Senhor Jesus Cristo que nos completa o coração de alegria e comunhão.  A idéia do casal Rutter para os  idosos é de que, com a experiência de vida que têm, e por isso, com sabedoria acumulada, são verdadeiros " consultores de vida" para os mais jovens e para a sociedade. A sociedade cometeria menos erros se ouvisse mais a sabedoria do idoso. É assim que era, e que ainda é, nas sociedades mais primitavas"
E assim ao voltar para o Brasil e ser chamado para atuar com a terceira idade da Igreja Batista Itacuruçá na Tijuca, resolveram adotar o mesmo nome utilizado na África. E em 2001  com um grupo inicial de 43 idosos começaram as reuniões, sempre as sexta feiras de 15 em 15 dias. Tendo como vice coordenadora a irmã Alcaly Andrade que assumiu a liderança quando do afastamento do Pr. Rutter  por motivos de trabalho e saúde e  que assim como o Pr. Rutter e Ana Rutter fez um excelente trabalho.
Atualmente o coordenador é o Pr. Alcenir  Mota , e eu, Margaret Borges, vice coordenadora do grupo. O trabalho com o grupo de terceira idade sempre foi feito desde seu início com muito carinho e amor, e a preocupação em dar maior qualidade de vida não só aos idosos membros de nossa igreja, como também aos idosos que moram na Grande Tijuca.  
 E visando este ideal de qualidade de vida ao grupo, comunhão, crescimento na Palavra de Deus, oferecemos  diversas oportunidades:
 alongamento e consciência corporal,( às quartas, horário de 10h30 às 11h30, e às sextas feiras, horário 9h às 10h), dirigidos pelo  professor de educação física, e uma fisioterapeuta . A fisioterapeuta toda quarta e sexta faz aferição de pressão arterial, e mantém uma ficha de cada aluno com avaliações cognitivas como também de risco de  quedas.
dança sênior,  às sextas feiras no horário das 10h às 11h, esta dança foi criada na Alemanha em 1974. baseada em músicas folclóricas de diversos povos, é rica em movimentos. Pode ser lenta ou rápida, sentada ou em pé, as músicas são alegres e animadas, com melodias que lembram cantigas de infância, resgatando a memória musical. Própria para pessoas de terceira idade, e de grande importância para portadores de limitações físicas.  Essa atividade produz efeitos preventivos e terapêuticos como melhora da força muscular, diminuição da rigidez articular e o ganho de movimentos coordenados, além da melhora do equilíbrio, postura e marcha.
Jogo de xadrez, sextas feiras, 10h30 às 11h30, os benefícios do xadrez se refletem no dia a dia, principalmente porque ajudam a manter a memória ativa. O Jogo , que na verdade é considerado um esporte, ajuda na coordenação motora estática, levando o indivíduo a se concentrar, conseguindo um estado de relaxamento das estruturas cerebrais, ao mesmo tempo estará estimulando as áreas mentais que ajudam no desenvolvimento da memória, a paciência, o autocontrole, a criatividade, raciocínio lógico, espírito de decisão.
 Grupo de Apoio aos Cuidadores de Idosos Familiares, que por causa da procura dos cuidadores profissionais , acabamos tornando o GACI – grupo de apoio a cuidadores de idosos – familiares e profissionais.  A cada 15 dias nos reunimos com cuidadores e com uma equipe de profissionais formada por psicólogos, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, arteterapeuta, gerontólogo, estudante de medicina e com o coordenador Pr. Alcenir. Neste grupo os cuidadores a cada 15 dias, sábados no horário de 9h30 às 11h30,  se reúnem para tirarem suas dúvidas, se apoiarem.
Palestras com profissionais quando se faz necessário, dependendo do questionamento que nos é trazido pelos idosos e cuidadores, já tivemos palestras com geriatra, com prof. Educação Física e Fisioterapeuta sobre exercícios físicos e cognitivos para terceira idade, fonoaudiólogas.
O Projeto do grupo de terceira idade também conta com cultos bimestrais, com a coordenação musical da Prof. Westh Ney , onde aproveitamos e comemoramos os aniversários. Nossos idosos que por qualquer motivo não podem comparecer aos nossos cultos ou reuniões fazemos visitas domiciliares, agendadas  através do telefone 33449701 – Pr. Alcenir ou Pr. José Maurício.
Contamos com um Coral de Terceira Idade que em homenagem aos que iniciaram este trabalho aqui em Itacuruçá, se chama Coral Rutter com ensaios aos sábados 15horas, podendo participar qualquer pessoa a partir dos 55 anos, mesmo não sendo membro de nossa igreja, a regência está a cargo da irmã Noemia Marcelino e preparação vocal com a fonoaudióloga Rosane Paiva.
Nosso grupo tem participado de intercâmbios com as terceiras idades de diversas igrejas batistas, estes encontros são os Conectados – No ano de 2012 era Conectados Celebrando a Vida, e neste ano de 2013 é o Conectados Celebrando a Graça. As igrejas que compõe são : Igreja Batista do Méier, PIB Rio, PIB Andaraí, Abolição, Memorial da Tijuca, e no final de cada ano sempre nos reunimos em retiros que são momentos de confraternização e crescimento na Palavra do Senhor.

Também ao longo destes anos sempre fazemos passeios, não só pelo próprio município do Rio de Janeiro, como pelo Estado do Rio e outras regiões. Atualmente os passeios são coordenados pelo Marcus Vinicius, guia turístico, membro de nossa igreja.

Contamos com sua presença e orações pelo grupo


Com Carinho e Amor de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário