Grupo Pedras Vivas - Terceira Idade da Igreja Batista Itacuruçá

Seja bem vindo ao nosso blog, aqui vc encontrará informações, poesias, mensagens. Participe do nosso grupo.















quinta-feira, 27 de março de 2014

Idosos: solidão mata quase tanto quanto pobreza Publicado por Erika Nigro

Segundo uma pesquisa realizada pelo dr. John Cacioppo, professor de psicologia na Universidade de Chicago nos EUA, sentir solidão extrema pode aumentar em 14% as possibilidades de morte prematura em idosos.
Essa pesquisa mostra que o impacto da solidão em mortes prematuras é quase tão importante como o de viver em condições socioeconômicas desfavorecidas cujo impacto é de um aumento de 19% aproximadamente.  Outro estudo de revisão bibliográfica realizado em 2010, já havia mostrado que a solidão é duas vezes mais impactante em mortes prematuras do que a obesidade.
Cacioppo e seus pesquisadores  observaram grandes diferenças na taxa de piora da saúde física e mental com o passar dos anos. Os pesquisadores verificaram o papel da satisfação e da resiliência nas relações sociais.
“As consequências para a saúde são dramáticas porque sentir-se isolado dos demais pode piorar a qualidade do sono, elevar a pressão arterial, aumentar a taxada equilibrada do hormônio do estresse (cortisol), alterar a imunidade e aumentar a depressão e diminuir o bem estar subjetivo”, diz Dr. Cacioppo. Estar com antigos companheiros de trabalho, participar de tradições familiares dividir bons momentos com amigos e parentes podem ser maneiras de evitar a solidão e suas consequências.
Mesmo que algumas pessoas sejam felizes estando sozinhas, a maioria dos seres humanos se desenvolvem a partir de situações vividas em conjunto, prestando e recebendo apoio e mantendo relações afetivas.
Esta pesquisa identificou três dimensões fundamentais para relações saudáveis:  relações intimas (ter um companheiro) que afirmam quem você é; conexão relacional: entrar em contato com situações gratificantes; conexões coletivas: sentir-se parte de um grupo.

Idosos que moram sozinhos não sentem solidão se permanecem comprometidas e envolvidas socialmente desfrutando das companhias que o cercam. Alguns aspectos que podem surgir com o avançar da idade como diminuição da visão, audição e dificuldade de locomoção podem colocar as pessoas em um risco especial de isolamento e sentimento de solidão. Devemos ficar atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário